MA ADOTA APP PARA AGENDAMENTO DE CONSULTAS DA REDE PÚBLICA

Comentários 0

Para utilizar o “MeuDigiSus”, o usuário tem que estar com o cadastro do Cartão do SUS atualizado.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) passa a adotar, nas unidades da capital e interior, o aplicativo “MeuDigiSus”, do Ministério da Saúde (MS). A ferramenta permite ao usuário acompanhar o histórico de agendamento de consultas feitos pelo Disque Saúde e no Sistema Nacional de Regulação (Sisreg).

A coordenadora da Central Integrada de Regulação Ambulatorial do Maranhão, Mércia Gonçalves, informa que o aplicativo aliado ao serviço do “Disque Saúde” deverá proporcionar a diminuição do número de ausências de pacientes a consultas agendadas, que hoje chega a marca de quase 10%.

“O aplicativo vai ajudar na diminuição do absenteísmo nas unidades, porque ele fica alertando o usuário e desta forma se torna mais fácil para o paciente comparecer no dia e horário da consulta. Ele faz o agendamento e as informações são cadastradas dentro da plataforma em que é alimentado esse aplicativo. Então, automaticamente, na hora que você agenda uma consulta no Disque Saúde, ele aparece no aplicativo MeuDigiSus”, explicou.

Para utilizar o “MeuDigiSus”, o usuário tem que estar com o cadastro do Cartão do SUS atualizado. Ao acessar o aplicativo, uma senha é gerada e enviada para o e-mail do usuário. Quem possui o cartão SUS e precisa atualizar os dados, basta acessar o Portal Cidadão. Quem não tem o cartão, é só ir até uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e solicitar.

O aplicativo “MeuDigiSus” estará disponível para smartphones com sistema Android e iOS. Pelo aplicativo, o usuário também poderá consultar o horário dos procedimentos agendados e receberá orientações, caso precise de algum tipo preparo antes de um exame, por exemplo.

Com o aplicativo, os agendamentos já realizados pelo Disque Saúde, call center do serviço ambulatorial da Secretaria de Estado da Saúde (SES), serão otimizados.

Disque Saúde 

O Disque Saúde está em funcionamento em oito unidades da rede estadual em São Luís há 53 dias. Desde que foi inaugurado, o Disque Saúde já agendou mais de 27 mil consultas, com uma média de 5 mil ligações diárias.

O serviço está sendo implantado ainda em outras cinco unidades como é o caso do Centro de Especialidades Médicas do Vinhais; Hospital Aquiles Lisboa, no Anjo da Guarda; Hospital de Hospital de Traumatologia e Ortopedia (HTO), no Turu; Hospital Nina Rodrigues, no Monte Castelo; e do Hospital Presidente Vargas, na Jordoa.

Outras cinco unidades da Região Metropolitana de São Luís contarão com o serviço como é o caso do Centro de Reabilitação do Olho d’água, Centro de Referência em Neurodesenvolvimento, Assistência e Reabilitação de Crianças (Ninar), que funciona no Complexo Materno-Infantil Dr. Juvêncio Mattos, Hospital Dr. Carlos Macieira, Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão e Unidade Mista do Maiobão.

No total, são 80 atendentes realizando o atendimento que é feito pelo telefone 3190-9091, sempre de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

Ao ligar para agendar uma consulta, o usuário deve fornecer o número do cartão do SUS e o nome do médico que deu o encaminhamento para a especialidade pretendida – com exceção de clínica geral, pediatria e ginecologia, que não é necessário o encaminhamento. O comparecimento à unidade de saúde deve ocorrer no dia e horário marcados, portando RG, cartão SUS, encaminhamento médico e o número fornecido pelo Disque Saúde.

MeuDigiSus

O MeuDigiSUS é a nova plataforma móvel e de serviços digitais oficial do Ministério da Saúde, onde o cidadão terá acesso às suas principais informações de saúde, destacando-se:

  • “Atendimento SUS” é possível visualizar os agendamentos de consultas e procedimentos realizados pelo cidadão na atenção básica, média e de alta complexidade. O aplicativo permite que os atendimentos sejam avaliados ou, ainda, que o Ministério da Saúde seja informado quando o atendimento não for realizado;
  • “Minha Saúde” mostra as informações gerais do cidadão, como lista de medicamentos que foram recebidos pelo programa “Aqui tem Farmácia Popular”, lista de vacinas recebidas e outras novidades, dentre as quais se destacam a possibilidade de consultar a posição na lista de transplantes e denunciar o lançamento indevido de medicamentos em seu nome;
  • “Serviços de Saúde” permite consultar estabelecimentos de saúde próximos a sua localidade ou pelo tipo, além de permitir adicionar aos favoritos os mais relevantes.

Para garantir a segurança dos seus dados de saúde, em seu primeiro acesso, procure uma unidade de saúde para atualizar seus dados no cadastro do Cartão Nacional de Saúde. Feito isso, você poderá realizar seu cadastro seguindo as instruções de acesso no aplicativo.

Por: Agência Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.