O DEPUTADO JOÃO MARCELO, FILHO DO SENADOR JOÃO ALBERTO, E SEU VOTO CONTRA TEMER

Comentários 0

imagem394

Veículos de imprensa locais têm repercutido o fato do deputado federal e ex-governador do Maranhão, José Reinaldo Tavares, ter votado a favor do impeachment da presidente Dilma, contrariando o pedido do governador Flávio Dino. Tavares explicou seus motivos, fez menção à memória do ex-governador Jackson Lago (PDT), que teve o mandato cassado, e até pediu desculpas ao atual governador do Maranhão, mas acabou dividindo opiniões na imprensa local.

Por outro lado, o deputado João Marcelo Souza, filho do senador João Alberto Souza, ambos do PMDB, que foi membro da comissão especial do impeachment na Câmara, votou contra o vice-presidente Michel Temer, que também é do PMDB.

João Marcelo foi o único deputado federal maranhense da sigla do vice-presidente da república a votar contra o impeachment, consequentemente, contra próprio partido e contra o possível próximo presidente da república.  Os colegas de sigla Hildo Rocha e Alberto Filho foram favoraveis ao afastamento da presidente, seguindo as determinações do PMDB nacional.

É de conhecimento de todos que o PMDB não caminhou com unanimidade na decisão de votar pelo proseguimento do processo de afastamento da presidente Dilma, mas há dúvidas se a minoria dos deputados federais peemedebistas que votaram contra o impeachment não deixem algumas sequelas no relacionamneto com Michel Temer.

De acordo com o portal G1, durante a votação Temer estava acompanhado de alguns dos mais próximos, como o senador Romero Jucá (PMDB-RR), e os ex-ministros Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), o primeiro a deixar o o cargo após o rompimento do partido com o governo, e Eliseu Padilha (PMDB-RS), fiel escudeiro que trabalhou no corpo a corpo com os deputados. Ao lado dos aliados, o vice conferiu sua lista interna de votos para contabilizar o que poderia ser traição e o que foi voto a favor de última hora, mostrando que o vice-presidente está de olho em quem do PMDB está do seu lado.

Interlocutores ligados a João Marcelo confidenciaram ao blog que o deputado seguiu orientações do pai senador.

Perguntas que não querem calar:

Será que o deputado João Marcelo traiu o PMDB nacional?

Que articulações cercaram o voto de João Marcelo contra o vice-presidente  Michel Temer?

Como ficam o deputado João Marcelo e o senador João Alberto diante do PMDB nacional e do quase presidente Michel Temer, após o polêmico voto em favor de Dilma?

Por Udes Filho

Deixe uma resposta