COLÉGIO MILITAR TIRADENTES ULTRAPASSA META DO MEC, ALCANÇA O MAIOR IDEB DE BACABAL E FICA ACIMA DA MÉDIA DO ESTADO.

Comentários 0

 

screen-shot-09-10-16-at-07-47-am

Pela 3ª vez consecutiva desde que foi fundado em 2010, o Colégio Militar  Tiradentes de Bacabal superou a Meta projetada pelo MEC no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) .  A escola pontuou com 5.4, ultrapassando a projeção do Ministério para esse ano que era de 3.6 e ficando acima até da meta de 4.5 projetada para o ano de 2021. Com essa pontuação, o Colégio Militar superou o índice do próprio estado do Maranhão que foi de 3.7 e do município de Bacabal que pontuou 4.0 na série final do ensino fundamental. O Diretor-comandante do Colégio Militar, Tenente-Coronel Spíndola ressaltou que esse resultado é consequência do trabalho de equipe desenvolvido por todos os profissionais da escola que abraçaram o ideal de dar aos alunos as mesmas condições do estudante da rede privada.

Comparando às médias nacionais e estaduais, os resultados do desempenho escolar dos alunos do Ensino Fundamental do Colégio Militar Tiradentes III nas avaliações externas, foram melhores em relação a outras escolas.

Veja abaixo a evolução do Colégio Militar de Bacabal:

screen-shot-09-10-16-at-07-35-am

Saiba abaixo um pouco mais sobre o Ideb:

O que é o Ideb?
É o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, uma das primeiras iniciativas brasileiras para medir a qualidade do aprendizado nacionalmente e estabelecer metas para a melhoria do ensino.

Quando o Ideb foi criado? Quem fez?
O Ideb foi criado em 2007 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Esse órgão é uma autarquia do Ministério da Educação (MEC).

Como varia o Ideb?
O Ideb das escolas e das redes de ensino varia em uma escala de zero a dez, assim como as notas escolares variam usualmente.

Para que serve o Ideb?
O Ideb é um indicador nacional que possibilita o monitoramento da qualidade da Educação pela população. É um dado concreto, com o qual a sociedade pode se mobilizar em busca de melhorias.

Como o Ideb é calculado?
A partir de dois componentes: a taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo Inep. Os índices de aprovação são obtidos a partir do Censo Escolar, realizado anualmente. As médias de desempenho utilizadas são as daProva Brasil, para escolas e municípios, e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), para os estados e o País, realizados a cada dois anos.

Qual é a fórmula para o cálculo?
As notas das provas de língua portuguesa e matemática são padronizadas em uma escala de zero a dez. Depois, essa nota é multiplicada pela taxa de aprovação, que vai de 0% a 100%.

Por exemplo, se a média das notas nas provas de determinada escola for 7 e, se essa mesma escola tiver 70% de aprovação, seu Ideb será 4,9:

7 x 70% = 7 x 0,7 = 4,9

O que são as metas do Ideb?
Na criação do Ideb, foram calculadas metas de melhoria da Educação. Ou seja, se o País tem mais estudantes com boas notas e mais aprovados na escola, isso é sinal de que houve melhora no aprendizado e no sistema educacional. O Ministério da Educação (MEC) tem metas para cada uma das escolas e também para os municípios, estados e para a federação. Acesse aqui. (ou coloque o link em ‘metas’)

 

Deixe uma resposta