EGÍDIO SOARES AMARAL: UM MILITAR A SERVIÇO DA BOA POLÍTICA

Comentários 0

Para aqueles que não o conhecem, a decisão de deixar a segurança de ocupar o mais alto escalão da Polícia Militar do Maranhão e empreitar a duvidosa aventura que é tentar eleger-se vereador em Bacabal, poderia surpreender e, até ser colocada como um devaneio.

screen-shot-09-12-16-at-12-45-pm

Mas, para aqueles que, realmente, conhecem o Coronel Egídio Soares, a decisão apenas mostra o quando ele é determinado e conhecedor das próprias potencialidades e tenaz na realização dos seus próprios objetivos.
O hoje candidato a vereador, chegou a ser contado como pré-candidato a vice-prefeito na chapa hoje formada pelo deputado estadual Roberto Costa e pelo administrador de empresas Almir carvalho Rosa Júnior.

Quem é

O coronel PM Egídio Augusto Amaral Soares é natural do Estado do Pará, tendo o seguinte curriculum: Ensino Fundamental: Colégio “Padre Marcos Chavalder” – PA – dezembro de 1980; Ensino Médio: Escola Agrotécnica Federal de Castanhal – dezembro de 1983; Ensino Superior: Cursando– 9º Período; Instituição: Centro de Ensino Universitário do Maranhão; Curso: Bacharelado em Direito.

Possui também os seguintes cursos de estágios militares: Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva – NPOR/EB – dezembro de 1985; Estágio Básico de Combatente de Selva – abril de 1987; Estágio de Adaptação de Oficiais – EAO/PMMA – janeiro de 1992;Estágio de Informações – julho de 1992; Curso de Gerenciamento de Crises – outubro de 1998; Curso de Direção Defensiva – agosto de 2001; Imobilizações Táticas – junho de 2003; Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais – CAO/PMAL – dezembro de 2003; VII Encontro de Comandantes de Organizações Militares – setembro de 2004.

Mais formação

Também possui cursos e estágios civis como: Curso de Gerenciamento de Unidades de Serviço – janeiro de 1998; Inglês Básico – Impressive – junho de 1998; Direção Defensiva/Noções de Primeiros Socorros/Proteção do Meio-ambiente – agosto de 1998;Curso de Ferramenta da Qualidade – outubro de 1998; Curso de Módulo Comportamental I, II e III – outubro de 1998; II Jornada Jurídica Maranhense – novembro de 1998; Curso de Marketing para instituições Públicas – março de 2000; I Ciclo de Conferências sobre novo Código Civil – março de 2003; I Congresso Nacional sobre novo Código Civil – maio de 2003; Curso Prático de Comunicação Verbal – dezembro de 2003.

img-20160910-wa0280

Foi condecorado e agraciado com o Diploma de Combatente de Selva – Abril – 1987; Medalha de Participação da Missão de Verificação das Nações Unidas em Angola – setembro de 1995; Título de Honra ao Mérito – Câmara Municipal de Santa Izabel do Pará – dezembro de 1995; Menção Honrosa – Programa de Implantação do Shopping do Cidadão – novembro de 1997; Medalha por Tempo de Serviço Policial Militar de 10 anos – junho de 2002; Medalha do Mérito Policial Militar – PMPI – junho de 2003; Diploma “Amigos do 24º Batalhão de Caçadores” – agosto de 2003; Medalha de Serviço Amazônico – julho de 2004; Medalha Mérito Policial Militar – Brigadeiro Feliciano Falcão – Junho de 2005; Medalha por Tempo de Serviço Policial Militar de 20 anos – junho de 2005; Medalha Governador Luís Domingues – Abril – 2007; Medalha da Liberdade – Ordem dos Cavaleiros da Inconfidência Mineira – Novembro – 2011; Agraciado com o colar do Mérito Cívico Joaquim José da Silva Xavier “Alferes Tiradentes” – Março – 2012.; medalha Garra e Coragem da Legião dos Veteranos de Guerra do Brasil – Niterói-RJ – Julho – 2012; Medalha da Ordem do Mérito Humanitário – Ordem dos Cavaleiros da Inconfidência Mineira – Agosto – 2013; Medalha Soldado da Paz – Batalhão de Suez / RS – Junho – 2014.

Promoções

No Exército Brasileiro obteve as seguintes promoções: Declaração de Aspirante a Oficial: dezembro de 1985; Promoção ao posto de 2º Tenente: junho de 1986; Promoção ao posto de 1º Tenente: junho de 1988.

Já na Polícia Militar do Estado do Maranhão: Declaração de Aspirante a Oficial PM: 06/01/92; Promoção ao posto de 2º Tenente: 21/08/92; Promoção ao posto de 1º Tenente: 21/08/94; Promoção ao posto de Capitão: 21/08/97; Promoção ao posto de Major: 25/12/03; Promoção ao posto de Tenente Coronel: 25/12/2011.

Em sua carreira militar já desenvolveu várias funções: Oficial de Educação Física; Oficial de Armamento, Munição e Tiro; Oficial responsável pelo Paiol de Munições; Comandante de Pelotão; Oficial de Relações Públicas; Comandante de PELOPES (Pelotão de Operações Especiais).

Cargos

Na polícia Militar ocupou os seguintes cargos: Almoxarife Geral; Ajudante de Ordem do Comandante Geral; Comandante da Companhia do Comando Geral (CCG); Adjunto do Setor de Comunicação Social; Chefe do Setor de Comunicação Social; Subcomandante da 1ª CIA. Ind – Pinheiro (Companhia Independente; Coordenador do Curso de Soldados 2001 na 1ª CIA, em Pinheiro; Ajudante de Ordem do Vice-governador do Estado; Comandante do CPAI-I (região médio-mearim); Comandante do 15º Batalhão de Polícia Militar de Bacabal/MA, e o seu último comando foi a Área Metropolitana 3 da capital.
Coronel PM Egídio também participou da Missão de verificação das Nações Unidas em Angola – UNAVEM III – dezembro de 1995 e do Intercâmbio de Grupo de estudo do Rotary Internacional entre o distrito brasileiro que compreende os Estados do Piauí, Ceará e Maranhão, com o distrito americano 7630 no Estado de Maryland – USA.

Em Bacabal

Durante o período que comandou o 15º Batalhão de Bacabal de janeiro de 2013 a janeiro de 2015. Neste período, em parceria com o delegado regional de Polícia Civil, Carlos Alessandro conseguiram reduzir consideravelmente os índices de criminalidade na região.

werbert

No período, centenas de traficantes foram presos, dentre os quais “Osvaldo da Tresidela”, acusado de ser um dos principais chefes do tráfico na região. Várias quadrilhas especializadas em estelionato e tráfico de drogas, também, foram desarticuladas.

Mesmo sendo considerado um Oficial operacional sempre teve uma preocupação muito grande com o social. Durante o tempo de comando em Bacabal, reativou o Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) e o Geape (Grupo Especial de Apoio às Escolas), desenvolveu os programas de capoeira e futebol para crianças carentes, cineminha no quartel. Também fez a distribuição de cestas básicas a famílias carentes e vendo a necessidade e dificuldade do povo mais humilde, criou o “Banco de Sangue”, que beneficiou militares e seus familiares como também a sociedade com um todo.

Cidadão bacabalense

Com atuação notável, foi indicado pelo vereador Serafim Reis, através do Decreto Legislativo nº 08, de 08 de dezembro de 2014, para o recebimento do título de cidadão bacabalense, com aprovação unânime da câmara municipal de Bacabal.

Em setembro de 2015, já como cidadão bacabalense, transferiu o seu domicílio eleitoral para a cidade de Bacabal, onde hoje disputa uma vaga na câmara de vereadores.

Por Abel Carvalho

Deixe uma resposta