CÂMARA DE VEREADORES: BACABALENSES PROTOCOLAM PEDIDO PARA DEBATE SOBRE PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA, SANEAMENTO E ESGOTAMENTO

Comentários 0

Na última sexta-feira (3), foi protocolado requerimento coletivo na Câmara de Vereadores de Bacabal, com dezenas de assinaturas de moradores desta cidade, da sociedade civil organizada, pedindo realização de Audiência Pública para tratar de vários assuntos de interesse do município de Bacabal, tais como a pavimentação asfáltica, saneamento e esgotamento.

Se até esta data (7), a câmara de não se manifestar sobre o assunto os integrantes do movimento #cidadaoparticipa realizarão uma manifestação amanhã (8), em frente  parlamento bacabalense  que pode se estender até 17 horas quando terá início mais uma sessão ordinária daquela casa.

Na realidade será um choque para que os vereadores de Bacabal aprovem estes requerimentos na casa do povo o que legalizará a audiência pública que debaterá com a comunidade toda esta problemática. O grupo espera mais ação de todos os vereadores e  que estes  cumpram com suas promessas de campanha.  Que  pensem mais no povo e não somente em causas próprias.

Confira abaixo o desabafo de uma das integrantes do movimento #cidadaoparticipa.

Amigos, muitos me conhecem de longa data, mas para aqueles que ainda não, meu nome é Franciane Santos.  Sou  filha de nossa cidade de Bacabal/MA, que verdadeiramente a amo, e a partir desse ano decido que vou parar de lamentar a falta da efetiva participação dos nossos vereadores na resolução dos problemas crônicos e da corrupção visíveis e notórias em nossa cidade.

A Constituição Federal diz que “todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente”, e baseado nesse poder vou agir e fazer minha parte na tentativa sincera de mudar nossa triste condição. Não dá mais para tolerar o descompromisso dos políticos de nossa cidade.

E nessa motivação quero convidar cidadãos conscientes, honestos, corajosos, dispostos à mudança, sem bandeiras partidárias, que não busque favores, e que não se agrada do pão e nem se alegra do circo a que os políticos estão acostumados a oferecer.

Nós merecemos respeito. O dinheiro é nosso e para uso do nosso bem-estar. Eu não acredito em crise, mas acredito sim no mau uso e no desvio da verba pública.

Nós somos as autoridades. E precisamos acordar para essa verdade. A mudança só acontecerá se nós quisermos. Eu quero.

Nossa primeira ação foi protocolar na Câmara de Vereadores um Requerimento Coletivo destinado ao Presidente, no dia 22/02/2017, exigindo que aquela casa realize uma investigação (ou CPI municipal, se for o caso) sobre fatos noticiados em blog da capital nos quais revelam indícios de desvio de quase um milhão de reais dos cofres da Secretaria de Saúde de Bacabal para compra de fardamentos para seus servidores.

Com esse tipo de atitude, queremos forçar a Câmara a não mais compactuar com a prática de corrupção, e que são tantas.

O trabalho do #cidadaoparticipa é trazer a efetiva participação popular na gestão municipal, sempre cobrando, fiscalizando e exigindo esclarecimentos da Câmara e Prefeitura.

Não defendemos Partidos Políticos, o que não quer dizer que não se possa estar filiado a um. Mas no momento em que nos colocamos à disposição desse trabalho, visamos vantagens coletivas, e não pessoais, e deixamos de ser políticos partidários  e passamos a ser cidadãos politizados, cidadãos que participam.

Também nosso trabalho não é fazer oposição política, mas posicionar-se contra o descaso e a corrupção política.

Protocolamos também o Requerimento Coletivo n° 02/2017, exigindo da Câmara a realização de Audiência Pública, importante instrumento de participação popular, para que o povo questione sobre a pavimentação asfáltica, o saneamento básico e o esgotamento sanitário, para que todo o processo se torne lícito e transparente, considerando que já está agendada uma licitação para tapar buracos, e também para que possamos exigir um serviço de qualidade e de fato eficiente, e que as ruas ou bairros sejam selecionados por critérios técnicos e não pessoais ou políticos.

Assinado: #cidadãoparticipa

 

Deixe uma resposta