15º BPM: COSAR E FORÇA TÁTICA PARTICIPAM DE TREINAMENTO EM ÁREA RURAL

Comentários 0

O Tenente PM Santos do 15º BPM da cidade de Bacabal, ministrou na manhã de ontem (3), treinamento sobre noções de policiamento rural, destinado aos integrantes das Forças Especiais do Cosar (Curso de Operações de Sobrevivência em Área Rural) e FT (Força Tática). O treinamento aconteceu na área da antiga Fribal (matadouro público), que se assemelha com cerrado. O principal objetivo foi adestrar a tropa para o policiamento em mata fechada, cerrado, camuflagem, com táticas individuais, busca e varredura, crimes contra instituições financeiras, onde os autores comumente se embrenham em matagal, teoria geral de patrulha, dentre outras técnicas.

A cidade de Bacabal devido a sua posição geográfica que é privilegiada é alvo também de quadrilhas especializadas em todos os modos de criminalidade e engloba em seu entorno cidades como São Mateus, São Luís Gonzaga do Maranhão, Vitorino Freire, Paulo Ramos, todas alvos de assaltos a bancos, isso sem contar com outras cidades importantes, pertencentes a outros Batalhões que vivem em risco iminente da ação de bandidos, o que fez do 15º BPM ser um dos pólos do Cosar, que conta com o apoio de outras forças especializadas como a Força Tática e diante da situação, estes policiais precisam constantemente de treinamentos específicos.

O Tenente QOPM Santos, tem participado de vários Cursos Operacionais por todo o Brasil, numa constante preocupação de está qualificado e passar todo este aprendizado aos seus pares, subordinados e até superiores hierárquicos o que enaltece e muito, a Polícia Militar do Maranhão. Recentemente o Tenente QOPM Santos e o Soldado PM Hamilton Caires participaram do Curso de Ações Táticas Especiais (CATE),  realizado na Polícia Militar do Estado do Amazonas, onde foram destaques. O oficial também tem o Curso de Operações de Sobrevivência em Área Rural – COSAR, dentre outros cursos na área operacional.

 

Deixe uma resposta