PROJETO DE LEI QUE CRIA O CENTRO DE ZOONOSES DE BACABAL FOI APRESENTADO PELO VEREADOR CORONEL EGÍDIO, NA SESSÃO DE ONTEM (13) NA CÂMARA MUNICIPAL DE BACABAL

Comentários 0

Na tarde de ontem (13) no plenário Jocimar Alves de Sousa, durante sessão na Câmara, o Vereador Coronel Egídio colocou em pauta o Projeto de Lei que dispõe sobre a criação do Centro de Controle de Zoonoses – (CCZ) no município de Bacabal. No ano de 2014, o Ministério da Saúde publicou a Portaria nº 1.138, definindo as ações e os serviços voltados para a vigilância, como prevenção e controle de zoonoses e de acidentes causados por animais peçonhentos.

Na opinião do vereador o controle da população de animais (domésticos, de estimação, sinantrópicos) é reconhecidamente necessário, seja por questões de saúde pública ou de bem estar do próprio  animal e que exigem ações que visem prevenir, reduzir e eliminar as causas de sofrimento aos animais e a preservação da saúde e bem estar de todos.

Desta forma é de natureza pública o interesse da implantação de  tais procedimentos, uma vez que se destinarão a vigilância e controle ambiental, pelo manejo e controle da população animal, daí a importância da instalação do Centro de Controle de zoonoses (CCZ), responsável pelo desenvolvimento de programas de controle populacional e de doenças.

O projeto também visa a diminuição do número de acidentes causados por animais que vivem nas ruas, visto que é comum acidentes automobilísticos envolvendo esses animais em nossa cidade. “É uma das maneiras que este parlamentar encontrou para também  contribuir para a qualidade de vida dos bacabalenses”, disse o vereador Coronel Egídio.

Deixe uma resposta