O vereador Coronel Egidio apresentou na tarde de ontem (06), durante sessão na câmara, projeto de Lei que dispõe sobre a obrigatoriedade da contratação de bombeiros civis por estabelecimento, onde haja grande circulação e concentração de pessoas no âmbito do município de Bacabal. Esse projeto decorre dos anseios de uma categoria (Bombeiro Civil) que luta incessantemente em defesa da vida.
Vale ressaltar a importância dos mesmos no que refere ao cuidado com a integridade física do cidadão e da cidadã, evitando acidentes e tragédias em ambientes com grande acúmulo de pessoas, tragédia como a ocorrida em santa Maria-RS, onde 242 pessoas morreram vitimas de um incêndio que poderia ter sido evitado com a ação de bombeiros civis no local.
Na cidade de Bacabal como em todo o município há muitos estabelecimentos nos quais existem grande circulação de pessoas, logo, maior risco de acidentes, necessitando de um profissional que atue na prevenção de acidentes e combate a incêndios. Nesse sentido é de suma importância a obrigatoriedade da presença de Bombeiros civis nas edificações, áreas de risco e/ou eventos de grande concentração e circulação de pessoas no âmbito do município de Bacabal.
“A edição da Lei nº 11.901/2009 tornou-se um marco para a categoria, na medida em que pôs fim à vigilante brigadista, criando oficialmente a profissão de Bombeiro Civil. No entanto, a efetividade da norma fica comprometida sem a devida implementação em âmbito municipal, razão pela qual eu estou apresentado este projeto de Lei”, disse o vereador Coronel Egídio Amaral.
VEJA O PRONUNCIAMENTO DO VEREADOR EGÍDIO AMARAL