EX-PREFEITO PEDRO FILHO FOI QUEM INTERMEDIOU PARA O FIM DO PROTESTO NA MA-326 QUE LIGA AS CIDADES DE LAGO VERDE E CONCEIÇÃO DO LAGO AÇU

Comentários 0

Na segunda-feira (07), pela manhã, aconteceu um grande protesto na estrada MA-326, na altura do povoado Santa Luzia. Os moradores interditaram a via com paus e pneus em chamas para reivindicar diversas melhorias (segurança, educação, infraestrutura, salários de servidores em dia, entre outros).

Aquele trecho da MA-326 é única via terrestre de entrada e saída da cidade de Conceição do Lago Açu. O bloqueio que começou na madrugada impediu a passagem de veículos e pedestres nos dois sentidos da rodovia.

Por conta da obstrução, aconteceram diversas discussões, bate boca, ameaças entre manifestantes e condutores impedidos de transitar na estrada. Um homem de Lago Açu, identificado como “João Carlos”, que tentou romper a barreira e foi ameaçado de morte pelos manifestantes.

“Ele tentou atravessar a barreira a força, usando de seu tamanho; mas na mesma hora um monte de moradores correram para dentro de casa e se amaram de faca e  diziam: vamos pinicar esse saliente na faca”, disse um dos manifestantes.

A polícia e representantes da prefeitura de Lago Verde tentaram negociar com os moradores a desobstrução da estrada, porém, sem sucesso.

Depois de horas de protestos, quem se apresentou como negociador foi nada mais e nada menos que o ex-prefeito de Conceição do Lago Açu, Pedro da Silva Ribeiro Filho, o “Pedro Filho”.

Demonstrando mais uma vez sua habilidade nata de articular e conversar com o povo, Pedro Filho se aproximou, estudou quem era os líderes do movimento, conversou com eles, elogiou o protesto, lembrou que ele também já participou de vários protestos em São Luís em sua vida estudantil.

“Já apanhei do exército, da polícia e de muita gente, lutando pelos nossos direitos. Vocês tem meu apoio”, disse Pedro Filho para os líderes do protesto.

Rapidamente, Pedro Filho estabeleceu um elo com os manifestantes; com diálogo aberto, franco, olho no olho, ele conseguiu junto a liderança do protesto que, a cada 10 minutos, um carro fosse liberado; no entanto, como era enorme a fila de veículos, principalmente oriundos de Lago Açu, dois ônibus, vans, caminhões, carros do povoado Olho D`Água, o ex-prefeito explicou para os líderes que o objetivo do protesto já tinha sido conquistado.

“Vocês já chamaram atenção para os problemas que estão sofrendo e seria prudente liberar os carros. Muita gente precisa ir a Bacabal e outras cidades; no meu carro mesmo estou levando pessoas para se consultar em São Luís”, disse ele.

Os manifestantes responderam que o veículo do ex-prefeito estava liberado para passar pelo bloqueio. Porém, Pedro Filho recusou e disse que não queria privilégio.

“Eu não quero privilégios, mas que todos os carros possam também ser liberados”, pediu.

Os manifestantes reconhecendo que Pedro Filho tem qualidade para representa-lo, pediram para ele intermediar com o prefeito de Lago Verde, Dr. Francisco, para conversar pessoalmente com eles naquele local. Pedro Filho aceitou a incumbência, montou numa motocicleta e foi atrás do prefeito de Lago Verde.

No caminho, ele se deparou com um camburão da polícia militar que estava indo em direção ao protesto. Conversou com os policiais e pediu para agirem com cautela, em virtude dos manifestantes serem cidadãos honestos, trabalhadores, que estavam mobilizados para garantirem direitos. Os PMs informaram que, segundo as orientações do ex-prefeito, vão acompanhar o protesto a certa distância, para garantir a segurança de todos.

Pedro Filho ainda conversou com o prefeito Dr. Francisco, que estavam num carro com vidro trancado; solicitou para ele baixar o vidro e passou a mensagem da comunidade. Logo em seguida, o prefeito se reuniu com a população, garantiu que as reivindicações serão atendidas e, após a conversa, a estrada foi liberada.

Dessa forma, Pedro Filho articulou e negociou o fim do protesto em Lago Verde, beneficiando os moradores daquela comunidade e região, que foram ouvidos pelo prefeito e cerca de mil pessoas que precisavam transitar naquela trecho da rodovia MA-326.

Ainda ontem à noite, nas redes sociais, Pedro Filho comentou sua contribuição que foi decisiva para o fim do bloqueio da estrada Lago Verde – Lago Açu.

“Feliz por ter contribuído para a desobstrução da estrada hoje pela manhã, depois de mais de 4 horas interditada por manifestantes do Povoado de Santa Luzia no Município de Lago Verde. Foi uma manifestação mais do que justa, embora tenha prejudicado muito o nosso povo de Lago Açu, que nada temos com os problemas administrativos do município de Lago Verde. De toda forma, agradeço aos manifestantes por terem confiado nas minhas palavras e também da forma respeitosa como me trataram”, disse o ex-prefeito. (Por Carlinhos Filho).

Deixe uma resposta