PROERD: REAFIRMADA A PARCERIA ENTRE O COMANDO DO 15º BPM E A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO DE BACABAL

Comentários 0

Aconteceu na manhã  da última  quinta- feira (9) na cidade de Bacabal o lançamento do Proerd  kids. O acordo foi reafirmado na sala do comando do 15º Batalhão de Polícia Militar e contou com as presenças do Tenente-coronel Joanilson, do Dr. Waltersar Carneiro (secretário de Educação do município), e dos instrutores do programa os sargentos PM Brito e Ivanildo. No primeiro momento serão atendidas 17 escolas:  Unidade Escolar 17 de Abril, Balbina Carvalho, Cleomenes Falcão, Francisco Vieira Lins, Governador Sarney, José Romeu Neto, Manoel Alves de Abreu, Maria Helena Cassiano, Novo Bacabal, Pantanal, Prefeito José Vieira Lins, Rodrigues Neves, Sagrada Família, São João Batista, Sebastião Moreira Maranhão, Desembargador Thales Ribeiro e Unidade Integrada Plim Plim com um total de 27 (vinte e sete) turmas e 735 (setecentos e trinta e sete) alunos.  A parceira dá continuidade  as ações do Proerd  ( Programa Educacional de Resistencia as Drogas e a Violência) nas escolas públicas municipais.

O comandante do 15º BPM  e coordenador Setorial do Proerd, Tenente-coronel Joanilson ressaltou a importância da parceria da prefeitura com a polícia militar para o sucesso do programa.

O Proerd/Kids tem o objetivo de repassar orientações de segurança pessoal e mostrar aos alunos como podem evitar passar por situações arriscadas e a manter-se seguros como pedestres, passageiros, ciclistas, e também como se divertirem de forma segura.

O Proerd Kids ensina aos alunos os procedimentos a adotar em situações de emergência ou quando ocorrem eventos inesperados. Eles recebem as primeiras noções de habilidades vitais essenciais, como dizer não e pedir ajuda. Tudo isso busca repassar diversos conceitos de segurança pessoal, sendo prevista até a inclusão de situações que envolvem a necessidade das crianças reconhecerem drogas e violência e apresentarem escolhas e comportamentos adequados diante delas. Informações sobre os danos causados pelo uso de drogas também são repassadas.

Aulas sobre como saber dizer não, saber controlar a raiva e outras emoções intensas e a busca da resolução pacífica de conflitos são ministradas, mostrando ao aluno como expressar seus sentimentos de maneira saudável. Além disso, o objetivo é de levar o aluno à participação e interatividade nas discussões e no desenvolvimento de habilidades que os conduza a solução dos problemas e dificuldades.

Os ensinamentos buscam proteger as crianças sobre outros perigos, já que elas são também vítimas de assalto, abuso ou de outras formas de violência. É imprescindível educá-las sobre o modo como molestadores em potencial podem tentar seduzi-las, e o que elas podem dizer e fazer em situações perigosas. Ajudar as crianças a evitar situações e decisões arriscadas é igualmente importante e faz parte do currículo ministrado. Juntamente com esse esclarecimento, são ensinadas também estratégias de resistência e capacidade de reação.

Deixe uma resposta