O Vereador Coronel Egídio solicitou ao senhor Prefeito Edvan Brandão, a implantação de Ecopontos (coleta seletiva de lixo) em pontos estratégicos no Município de Bacabal.
O EcoPonto é um espaço disponibilizado para a coleta de objetos e materiais que não devem ser descartados no lixo comum, devido ao seu grande volume, à necessidade de tratamento específico para suas peças e componentes e ao seu potencial de contaminação.
O EcoPonto foi pensado exclusivamente com o objetivo de dar um destino ambientalmente correto para restos de materiais de construção, móveis, eletrodomésticos, eletrônicos e recicláveis, para assim evitar que esses mesmos resíduos sejam jogados de forma irregular em vias públicas e terrenos pela cidade.
Todo o material que chegar ao local passará por uma triagem e será encaminhado para o local correto de descarte.
O objetivo do EcoPonto é possibilitar a destinação correta desses materiais, evitando seu abandono em ruas, calçadas e terrenos baldios e o seu descarte final em lixões ou aterros sanitários, situações que podem acarretar em danos ambientais e à qualidade de vida da população.
O funcionamento do EcoPonto se baseia na entrega voluntária, ou seja, as pessoas devem levar os resíduos, materiais e objetos até o local. Em sintonia com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei Federal Nº 12.305/2010 ), o EcoPonto configura-se numa ferramenta importante para gestão ambientalmente correta de resíduos, complementar ao serviço público de coleta e manejo.
Tem também uma valiosa contribuição pedagógica, auxiliando na promoção, entre a comunidade, da noção de responsabilidade compartilhada pelos resíduos.
Além disso, terá um importante papel na geração de emprego e renda, pois em nosso município existem pessoas que trabalham na coleta de lixo sem o conhecimento da importância da seletividade do mesmo. Dessa forma, a partir do trabalho de conscientização da comunidade as pessoas poderão se deslocar até os EcoPontos e depositar o lixo de forma ecologicamente correta.
“Vale ressaltar a importância do município de Bacabal se adequar a gestão correta do lixo, pois o município tem uma população de mais de 110 mil habitantes e atualmente não está adequada aos padrões nacionais de descarte do lixo. A Lei Federal Nº 12.305/2010 versa sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos, dispondo sobre seus princípios, objetivos e instrumentos, bem como sobre as diretrizes relativas à gestão integrada e ao gerenciamento de resíduos sólidos, incluídos os perigosos, às responsabilidades dos geradores e do poder público e aos instrumentos econômicos aplicáveis”, disse o vereador Coronel Egídio.