Bandidos fortemente armados do bando denominado “Novo Cangaço” com aproximadamente 30 componentes, segundo informou a secretaria de segurança pública do Estado do Maranhão, invadiram a cidade de Bacabal – MA, no último domingo e madrugada de segunda-feira (26), onde foram distribuídos em pontos estratégicos como quartel da PM e delegacia de Polícia Civil, enquanto a outra parte do bando estouravam as paredes que davam acesso ao dinheiro depositado na agencia do Banco do Brasil, de onde levaram quase 100 milhões de reais.
Houve confronto e três bandidos foram mortos em uma reação heroica dos policiais militares lotados na cidade de Bacabal em meio ao clima de terror que vivia todos os moradores, conseguiram se organizar e repelir bravamente a atuação dos bandidos que, encurralados, fugiram.
Este assalto pode ser considerado um dos maiores do nordeste brasileiro e do país, principalmente em termos proporcionais e até de montante (erário), senão vejamos:
No assalto ao Banco Central realizado em fortaleza em 2005, os bandidos levaram três meses na escavação de um túnel e dois dias para a realização do furto de onde levaram um montante de 164 milhões e centenas de pessoas envolvidas.
Em Bacabal o Novo Cangaço levou pouco mais de duas horas e subtraíram 100 milhões.
Qual foi o maior em termos proporcionais?
BANCO CENTRAL DE FORTALEZA
Ladrões cometeram um assalto ao Banco Central do Brasil em Fortaleza, no Ceará, entre 6 e 7 de agosto de 2005. O fato só foi percebido no início no expediente na segunda-feira dia 8 de agosto. Foi o maior assalto a banco da história do Brasil (não um assalto e sim um furto, uma vez que não houve contato com nenhuma vítima). A escavação para se fazer o túnel que possibilitou a invasão demorou cerca de três meses.
Segundo a Polícia Federal, com base em estimativas a partir do peso das notas roubadas (3,5 toneladas), foram roubados aproximadamente 164 milhões de reais (69.8 milhões de dólares). As notas todas empilhadas chegariam a uma altura de quase 33 metros.
O furto foi feito num fim de semana, enquanto o banco estava fechado. Em maio, a quadrilha alugou uma casa para abrir uma empresa de fachada, que comercializaria gramasintética.