VEREADOR CORONEL EGÍDIO PROTOCOLA NA MANHÃ DO DIA 23 DE JANEIRO NA CÂMARA MUNICIPAL DE BACABAL, PROJETO DE LEI QUE DISPÕE SOBRE A CRIAÇÃO DO PROGRAMA DE ATENÇÃO À SAÚDE BUCAL NAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE BACABAL

Comentários 0

Trata-se de Projeto de Lei que visa instituir, em nosso município, o programa de atenção à saúde bucal nas escolas da rede pública municipal de ensino. O presente projeto motiva-se no interesse em melhorar a saúde bucal das nossas crianças do município, assim como incentivar bons hábitos de higiene bucal. 

Apesar do esforço do Sistema Único de Saúde – SUS em melhorar a saúde bucal da população, o muito já feito não é suficiente para se reduzir a prática de extrações dentárias no sistema a níveis aceitáveis, pois a oferta de serviços públicos odontológicos além de insuficientes, restringem-se, via de regra, à prática mutiladora da extração dentária. Razão principal desta proposição, que busca por meio da introdução da Carteira de Saúde Bucal criar uma nova mentalidade em relação à saúde bucal, com a redução de todos os percentuais acima citados, por seus aspectos educacionais e preventivos.   

Para contribuir com a mudança desse quadro, entende-se ser importante criar a Carteira da Saúde Bucal, como um instrumento de controle, que permitiria a anotação do histórico de cuidados dentários oferecidos a cada estudante a partir dos 2 (dois) anos de idade.   

O objetivo da carteira é propiciar ao poder público, assim como às próprias famílias, a possibilidade de verificação da situação clínica dentária e das ações preventivas realizados nessas crianças, assim como comunicar-se entre si, visando maior atenção à saúde bucal.  

“Lembramos que uma ação nacional preventiva, consistente, contínua e planejada para a saúde bucal dos brasileiros é demanda de todos nós, que pode e deve contar com o envolvimento das escolas e com a rica parceria entre os órgãos de administração pública da saúde e os da educação”, disse o vereador Coronel Egídio.

 

Deixe uma resposta