GOVERNADOR EMPOSSA CORONEL ISMAEL FONSECA COMO NOVO COMANDANTE GERAL DA POLÍCIA MILITAR

Comentários 0

O governador Flávio Dino empossou na noite desta segunda-feira (22), o coronel Ismael de Souza Fonseca como comandante geral da Polícia Militar do Maranhão.  A solenidade, presidida pelo governador, contou com a presença de diversas autoridades, entre elas, o vice-governador do estado, Carlos Brandão, o senador da República, Weverton Rocha, o secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela, além de autoridades políticas, secretários de governo, do poder Judiciário, das forças armadas, de oficiais e praças da PMMA. O coronel Ismael assume o cargo em substituição ao coronel Jorge Allen Guerra Luongo, que estava à frente da Corporação desde março de 2018.

O governador do Estado do Maranhão, Flávio Dino, disse que trabalha com denodo dedicação e senso de justiça para melhor servir a população maranhense principalmente no quesito segurança pública. “Aludo mui respeitosamente tudo o que as forças de segurança tem feito especialmente ao coronel Jorge Luongo, atinente ao fato de ano após ano os índices de crimes violentos, letais e intencionais tem decrescido significativamente em 64% em relação anos anteriores”. O governador agradeceu a Deus o supremo guia, ao coronel Alves, coronel Pereira e o coronel Luongo, todos contribuíram de forma efetiva nas respectivas épocas em que passaram a frente da corporação. Disse ao coronel Ismael que continuasse a nobre missão de promover segurança pública no Estado do Maranhão, agora no comando da Polícia Militar do Maranhão.

O secretário de segurança, Jefferson Portela, destacou o momento de alegria que a PMMA está vivendo atualmente enfatizando as qualidades profissionais dos coronéis Luongo e Ismael. “É um momento de alegria por que tudo continua como deve estar é uma passagem de comando que não altera a essência e os objetivos da segurança pública. Segue a missão cada vez mais diminuindo os índices de criminalidade”, disse o secretário. Jefferson Portela informou que o coronel Luongo irá exercer uma nova função na Secretaria de Segurança Pública.

O coronel Jorge Luongo, durante sua fala de despedida destacou os resultados obtidos durante sua gestão a frente do comando da Instituição. “É com sentimento de dever cumprido que hoje passo o comando da PM. Durante esses 13 meses trabalhei incansavelmente pela segurança do nosso Estado, onde conseguimos reduzir significativamente os índices de criminalidade”, disse. O oficial finalizou sua fala agradecendo o apoio durante sua gestão e desejou sucesso ao novo comandante.

Durante a solenidade o novo comandante da PM, coronel Ismael, recebeu das mãos do governador a espada símbolo do Comandante Geral. Já o coronel Luongo recebeu das mãos do senador Weverton, a medalha de Mérito de Alto Comando – “Ordem Hermelindo Gusmão Castelo Branco”, entregue a todo coronel que comanda a Instituição.

Perfil do comandante

O coronel Ismael Fonseca, nasceu em Aracaju (SE), tem uma trajetória militar voltada para a operacionalidade. Atualmente, conta com 27 anos de serviços na Polícia Militar tendo vários cursos acumulados ao longo da carreira. Já comandou várias unidades da capital e do interior, exerceu a função de subcomandante da PM no ano de 2015. É piloto profissional de aeronave. Antes de ser nomeado para assumir o posto máximo dentro da corporação, coronel Ismael estava desempenhando a função de  Diretor do Centro Tático Aéreo (CTA).

Mais sobre a PM

Ao longo dos seus 182 anos, a PMMA, como cumpridora de suas missões constitucionais, tem se consolidado como um dos sustentáculos do Estado Democrático de Direito, inspirada no mais absoluto respeito à vida, a integridade física e a dignidade da pessoa humana.

No âmbito de suas missões, desenvolve a filosofia do policiamento comunitário em permanente integração com a sociedade, visando à preservação da ordem pública promovendo a proteção e o auxílio ao cidadão, à comunidade e ao patrimônio.

A Polícia Militar do Maranhão está presente nos 217 municípios maranhenses, com três grandes Comandos de Policiamento de Área Metropolitana, dois Comando de Policiamento Especializado e um Comando de Segurança Comunitária, localizados na capital, e no interior do Estado, oito grandes Comandos de Policiamento de Área, distribuídos entre Batalhões, Companhias Independentes e Destacamentos Policiais, executando as mais diversas modalidades de policiamento (motorizado, montado, de mananciais, aéreo, a pé e de bicicleta).

Possui, também, em seus quadros administrativos as Diretorias e Seções, que dão o suporte na logística e no assessoramento para a atividade fim e no processo decisório. (Fonte: PMMA).

Deixe uma resposta