SAÚDE DE SÃO LUÍS GONZAGA DO MARANHÃO NA UTI: PARTURIENTE MORRE POR NEGLIGÊNCIA MÉDICA, DIZ FAMILIARES

Comentários 0

A saúde do município de São Luís Gonzaga do Maranhão há muito tempo vem agonizando na UTI, infelizmente o gestor Municipal daquela cidade tenta a todo custo passar uma imagem que não condiz com a realidade daqueles munícipes, segundo algumas pessoas pagando alguns blogueiros e matinais, descompromissados em bem informar a comunidade local com o fito propósito de ludibriar a opinião pública. Porém, na última quinta-feira (19), uma das áreas importantes de uma administração pública, tida como prioridade por qualquer gestor, foi a prova e foi reprovada, a saúde. Uma jovem mãe de apenas 30 anos de idade, de nome Francisca Gomes de Lima, residente no município, morreu e segundo a família por negligencia média. Francisca, grávida, foi ao hospital municipal para a retirada da filha, uma cirurgia eletiva, marcada para a tarde do dia 19, mas, a paciente teria apresentado sinais de parto logo pela manhã e no hospital local não teria recebido atendimento adequado.

Segundo a equipe médica que recebeu a parturiente em Bacabal, a mesma já teria chegado em óbito ao Materno Infantil. A paciente teria dado entrada às 07h00 da manhã do dia 19, e não teria tido uma atendimento adequado naquela cidade, sendo que só às 15h00, teria sido encaminhada ao Materno Infantil de Bacabal. Percebendo a gravidade a vítima já sem vida foi encaminhada, imediatamente para a sala de cirurgia na tentativa de salvar a criança. A criança do sexo feminino conseguiu ser salva pela equipe médica.

A equipe médica do Materno Infantil não pôde afirmar com exatidão a causa da morte da senhora Francisca Gomes de Lima por deficiência em alguns detalhes, como: a falta de dados do que realmente ocorreu no hospital de São Luís Gonzaga do Maranhão, falta de contato com a equipe médica local, falta de acesso ao prontuário, mas, a demora no atendimento e encaminhamento a Bacabal foi crucial para a morte da mesma. A mãe da vítima só tomou conhecimento da morte da filha em Bacabal.

O caso está tendo grande repercussão em todo o município de São Luís Gonzaga do Maranhão e em todo o Estado.

O que é erro médico – chamado por muitos de negligência médica é uma falha no serviço de saúde que venha a causar dano no paciente. Não importa se o erro foi cometido por um médico, um enfermeiro, um dentista, ou até mesmo pela administração hospitalar. Também não importa se o erro ocorreu em um órgão público ou particular! O defeito no serviço com dano ao paciente caracteriza a negligência médica.

São exemplos de erro médico o diagnóstico incorreto, o tratamento ou medicamento inadequado, a infecção hospitalar, a demora no atendimento ou na cirurgia, a cirurgia incorreta, o atraso na realização do parto, a realização de procedimentos ou cirurgias contra a vontade do paciente, entre outras situações.

É direito do paciente e seus familiares obter uma cópia completa e legível do prontuário médico no hospital onde houve o atendimento.

Com a palavra a equipe médica de São Luís Gonzaga do Maranhão, a secretaria de saúde local e a assessoria do Gestor Municipal.

Mais detalhes com o âncora Romário Alves, programa Bandeira 2 (TV Difusora/Bacabal), de segunda a sexta-feira, às 06h45. 

VEJA A MATÉRIA:

Deixe uma resposta