CARREIRA: DIRETOR DE SEGURANÇA DO TJMA É PROMOVIDO AO ÚLTIMO POSTO DA PM DO MARANHÃO

Comentários 0

O coronel Alexandre Magno de Sousa Nunes foi um dos dois oficiais promovidos ao último posto da carreira, em solenidade ocorrida na segunda-feira (6), em São Luís, no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar do Maranhão. A promoção é ato do governador do Estado, Flávio Dino, embasada em critérios de antiguidade e merecimento.

A cerimônia, que também contou com a promoção de 99 praças e 43 oficiais a outros postos, de quadros operacionais e administrativos da instituição militar, teve a presença de membros do Poder Judiciário do Maranhão, dentre eles o desembargador Marcelino Ewerton, representando o presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão; a magistrada Maria Francisca Gualberto de Galiza, representando a Corregedoria Geral de Justiça do Tribunal de Justiça; a juíza Marcela Lobo da Comarca de Caxias; além de outras autoridades do Poder Executivo e Legislativo. Dentre elas o secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela e o Secretário da Casa Militar do Governador, coronel Sílvio Leite.

O coronel Alexandre Magno atua no Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão há 9 anos e desde 2013 desempenha as atribuições de Diretor de Segurança Institucional, compondo ainda a Comissão Permanente de Segurança Institucional do TJMA, como membro efetivo.

No âmbito da Segurança Institucional, sua contribuição ao Judiciário perpassa pelo planejamento e gestão da segurança nas unidades judiciárias e por missões de proteção das autoridades judiciárias de outros Tribunais e Tribunais Superiores em visita ao Estado do Maranhão, além do gerenciamento da segurança de magistrados do TJMA em situação de risco e/ou ameaças, o que contribui para a estabilidade e imparcialidade da função jurisdicional. É instrutor nos cursos de segurança institucional promovidos pela Escola da Magistratura do Maranhão – ESMAM.

Perfil Profissional

Integrante da Polícia Militar há 23 anos, o coronel Alexandre Magno possui história também em atividades voltadas à segurança pública.Ao longo de quase 10 anos no desempenho da atividade policial no interior do Estado, foi comandante de Pelotão na cidade de Vitorino Freire, chefe da 1ª seção (P/1) e comandante do Pelotão de Trânsito em Bacabal (15° BPM); chefe da 4ª seção (P/4) e sub-comandante na cidade de Pedreiras (19° BPM) e ainda comandante da 3ª Companhia na cidade de Coelho Neto (2º BPM/Caxias).

Já na capital, foi coordenador de operações no Centro Integrado de Operações de Segurança Pública do Maranhão (CIOPS); comandante do Corpo de Cadetes da Academia de Polícia Militar Gonçalves Dias; instrutor da Academia de Polícia Militar do Maranhão e de vários cursos de capacitação policial nas disciplina de Armamento e Equipamento Policial e Deontologia Policial Militar. Foi assessor militar do Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão e do Corregedor Geral da Justiça, além de coordenador de Segurança Institucional do TJMA.

É bacharel em segurança Pública e em Direito, pós-graduado em Ciências Penais, especialista em Gerenciamento de Segurança Pública e MBA em Estratégia e Inteligência competitiva em Segurança Pública. Possui várias capacitações na área policial, segurança pública e segurança judiciária dentre as quais podemos destacar curso de inteligência de segurança pública, capacitação em segurança institucional com contrainteligência, gestão de risco e segurança de dignitários.

Comunicação Social do TJMA
asscom@tjma.jus.br
(98) 3198.4370

Deixe uma resposta