GRAVE: DROGA É ENCONTRADA NO INTERIOR DE VEÍCULO QUE TRANSPORTA PACIENTES PARA TRATAMENTO FORA DO DOMICÍLIO, EM BACABAL

Comentários 0

Grave. Na madrugada desta sexta-feira (31), Policiais Militares do 15º BPM foram informados via Central de Operações, através de uma denúncia que no interior de um veículo que presta serviço a Secretaria Municipal de Saúde de Bacabal levando pacientes para tratamento fora do domicílio (TFD). De posse das informações foi feita a abordagem no interior do veículo e foi encontrado em posse de uma mulher uma grande quantidade de drogas análogas a “Tof”. A mesma ainda teria informado aos policiais que a droga que portava teria sido repassada por uma amiga.

Imediatamente as guarnições foram até a residência da amiga da conduzida e com a permissão da proprietária, após uma revista mais drogas foram encontradas, além de uma balança de precisão.

Segundo o que ficou constatado a droga seria entregue a uma mulher residente em São Luís que por sua vez entregaria para um presidiário que cumpre pena em Pedrinhas. O presidiário seria o marido de uma das envolvidas que foram apresentadas na 16ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Bacabal. A pessoa que cumpre pena em Pedrinhas foi preso recentemente pela Seic.                                        

Segundo denúncias feitas ao programa Bandeira 2, apresentado pelo âncora Romário Alves, muitos pacientes confirmaram que é de praxe, pessoas que não estão cadastradas no programa para Tratamento Fora do Domicílio  viajarem no veículo,que inclusive passagens eram cobradas pelos motoristas que faziam as vezes de transporte alternativo e ainda apanhavam passageiros durante o trajeto.

A responsável pelo programa (TFD), Franciane Santos em entrevista disse desconhecer totalmente esta prática que não que não se  coaduna com as orientações repassadas e que já procurou a delegacia de polícia civil para o registro da ocorrência, bem como prestar os esclarecimentos necessários. Que também já comunicou o fato ao setor jurídico da prefeitura de Bacabal e que tudo será averiguado em procedimento administrativo e os responsáveis por tal prática ilícita serão punidos. Acrescentou ainda que nesta madrugada 26 pacientes estariam cadastrados para a viagem e que a mulher apreendida não constava na citada lista.

O QUE É O TFD (TRATAMENTO FORA DO DOMICÍLIO)

O Tratamento Fora de Domicílio – TFD, instituído pela Portaria nº 55 da Secretaria de Assistência à Saúde (Ministério da Saúde), é um instrumento legal que visa garantir, através do SUS, tratamento médico a pacientes portadores de doenças não tratáveis no município de origem por falta de condições técnicas.

Mais detalhes com o âncora Romário Alves, programa Bandeira 2 (TV Difusora/Bacabal), de segunda a sexta-feira, às 06h45. 

ENTREVISTA DE FRANCIANE SANTOS (ÁUDIO):

Deixe uma resposta