Informação foi confirmada pelo governador Flávio Dino neste sábado (21) por meio de uma rede social. Ao todo, o Maranhão possui dois casos da Covid-19.
O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), confirmou no fim da tarde deste sábado (21) o segundo caso do novo coronavírus no estado. A informação foi confirmada por meio de uma rede social.
A paciente é uma mulher, de 37 anos, que teve contato com um estrangeiro. De acordo com o governador, ela não apresenta sintomas graves e o exame foi confirmado por um hospital da rede privada de São Luís.
Tivemos há pouco a confirmação do 2º caso de coronavírus no Maranhão. Uma mulher, 37 anos, paciente da rede privada, que teve contato com um estrangeiro. Paciente não apresenta sintomas graves.
O primeiro caso do novo coronavírus foi confirmado na noite dessa sexta-feira (20). De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) o paciente é um homem idoso, de 69 anos, que retornou de viagem à São Paulo, não apresenta sintomas graves da Covid-19 e está em isolamento domiciliar.
Segundo o último boletim da Secretaria de Saúde, o estado monitora 214 casos suspeitos em 32 municípios. Ao todo, 350 casos suspeitos da Covid-19 já foram notificados no Maranhão. Deste total, 211 são do sexo feminino (60,3%) e 139 do sexo masculino (39,7%).
- Coronavírus altera a rotina dos maranhenses; veja as mudanças
- Coronavírus: o que é preciso saber
- Guia ilustrado:o que se sabe do coronavírus
- Sintomas:febre, tosse e dificuldade de respirar, entenda em detalhes
- O que é #FATO ou #FAKE sobre o coronavírus
Centro de Testagem
Pessoas que estejam com sintomas que são febre, tosse e dificuldade de respirar ou tenham feito viagens para outras áreas que estejam com casos confirmados da doença, e tenham tido contato com casos suspeitos ou confirmados de Covid-19 devem procurar o Centro de Testagem do Maranhão, localizado na Policlínica Diamante em São Luís.
O laboratório está recebendo a coleta de material para a realização de exames laboratoriais para COVID-19 e dando orientações sobre as medidas que devem ser tomadas após o laudo. O local funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
Cuidados
Para evitar a proliferação do vírus, o Ministério da Saúde recomenda medidas básicas de higiene, como lavar as mãos com água e sabão, utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo. Evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas.(G1MA).