METEOROLOGIA EMITE ALERTA LARANJA DE CHUVAS INTENSAS NO MARANHÃO

Comentários 0

Segundo o site Clima Tempo, nesta terça (16), a previsão é de bastante chuva em várias regiões do Maranhão.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nessa segunda-feira (15), um alerta laranja de perigo de chuvas intensas para o Maranhão. O nível mais grave é o vermelho. Nesta terça (16), São Luís amanheceu debaixo de forte chuva.

Segundo o site Clima Tempo, nesta terça (16), a previsão é de bastante chuva em várias regiões do Maranhão. Até quinta-feira (18), ainda de acordo com o site, a projeção é de mais de 200 mm acumulados em áreas do Maranhão e outros Estados.

O meteorologista Hallan Cerqueiro, do Laboratório de Meteorologia da Universidade Estadual do Maranhaõ (UEMA), explica que a zona de Convergência Intertropical (ZCIT) é o principal causador de chuva e, neste período do ano, ela se concentra sobre o Maranhão.

“À medida que a zona de convergência cada vez se instala mais aqui nessa região, o mês agora de fevereiro tende a ficar mais chuvoso; março e abril mais ainda. Então é de fato o início do período chuvoso”, explicou Hallan. O meteorologista acrescentou, ainda, que esse é um “padrão normal” para esta época no Estado. (G1MA).

Deixe uma resposta