BACABAL: EDIFICAÇÕES HISTÓRICAS EM RUÍNAS

Comentários 0

Um artigo muito atual foi publicado neste blog no dia 17 de abril de 2016, intitulado: Bacabal a cidade do já teve. A população de Bacabal acompanhou o desmonte de dois prédios que fizeram parte da história da cidade. Primeiramente o prédio onde funcionou ao “Café Bacabal”, localizado na Rua Osvaldo Cruz, centro da cidade. O café Bacabal idealizado e fundado pelo visionário empresário Samuel Serra da Silveira, que revolucionou a torrefação de café em Bacabal e região, sendo um dos primeiros a ser empacotado a vácuo no nordeste. A empresa café Bacabal foi um marco nos anos 70, 80 e início dos anos 90, com várias filiais em outros estados, especialmente na Amazônia legal, além de empregar centenas de famílias, contribuindo sobremaneira para levar além fronteira o nome do nosso município.

CAFÉ BACABAL

Samuel Serra da Silveira ainda também foi proprietário da concessionária Fiat na região por vários anos.

EMPRESÁRIO SAMUEL (IN MEMORIAM) E SUA ESPOSA DONA RISOMAR

Hoje as instalações estão sendo demolidas, inclusive com aquele logotipo, em azulejo muito bem feito, que talvez pudesse ser extraído e preservado, pena que nosso município ainda não dispõe de nenhum memorial.

ARQUIVO PESSOAL: FOTO LOGOMARCA QUE FOI DESTRUÍDA

O outro caso é a do prédio onde funcionou o hospital Santa Teresinha. Hospital pioneiro da região, que pertenceu à família Almeida, tendo com diretor Geral o competentíssimo médico Dr. Juarez Almeida (In Memoriam).  O hospital  recebia pacientes de todo Médio Mearim, onde era referencia, principalmente na especialidade obstetrícia, onde, várias personalidades de Bacabal nasceram naquele local, naquela casa de saúde.

HOSPITAL SANTA TEREZINHA

Hoje estes prédios estão sendo demolidos. Claro, um dia todos nós sabíamos que este fato aconteceria, até pela força do progresso.  O que ficou foram às recordações de um tempo em que a nossa cidade avançava a passos largos para o progresso.

DR. JUAREZ ALMEIDA

Tem mais. A tragédia ainda não foi maior, porque a justiça interveio a tempo e impediu a total demolição da antiga Assembleia de Deus, localizada na Rua Getúlio Vargas com Maranhão Sobrinho.

Estas lembranças permanecerão agora, apenas no HD Cabeludo de milhares de bacabalenses  ou naquela foto antiga, já amarelada pelo tempo e guardada no fundo do baú, ou da memória de cada um.

Deixe uma resposta