Aconteceu no auditório do Colégio Militar Tiradentes III de Bacabal na tarde de segunda-feira (12), uma reunião coordenada pelo Major QOPM Berredo, comandante do 15º BPM com os integrantes do COSAR e FORÇA TÁTICA, estes grupamentos especializados no combate a criminalidade. O objetivo foi dar início a Instrução de Nivelamento de Conhecimentos, para qualificar, habilitar e treinar os fundamentos e técnicas da doutrina de patrulhamento tático urbano e rural, além de padronizar os procedimentos operacionais a serem adotados por cada componente da equipe, bem como capacitar os Policiais Militares do COSAR e FORÇA TÁTICA, com o intuito de proporcionar uma formação continuada aos integrantes da Unidade.
O COSAR atua especificamente no no enfrentamento dos crimes de altíssimos riscos como combate ao Novo Cangaço (roubos a bancos, explosões com uso de explosivos, explosões a carros fortes), busca e salvamentos em áreas de selva entre outras atividades de área rural.
O treinamento está sendo feito na área do 15º BPM, com duração de uma semana onde serão ministradas as disciplinas Operações Aéreas, Armamento e Tiro, Tiro Tático Policial, Tiro de precisão, IMPO, Sobrevivência Policial, Conduta de Patrulha Urbana e Rural que compreende uso e manuseio do fuzil IA2; uso e manuseio do fuzil T4; uso e manuseio do fuzil Parafal; uso e manuseio da espingarda cal. 12; Técnicas e Táticas de Tiro Policial; Noções gerais do Tiro de precisão; uso e Manuseio da AM640; uso e Manuseio de Equipamentos de CDC; Noções de Utilização de Técnicas não Letais; Técnicas para sobrevivência do policial em serviço e na folga; Conceitos de patrulha policial; Planejamento integral e pormenorizado de patrulhas de combate rurais e urbanas; Planejamento, momentos e ordem de operações; Funções e equipes dentro da patrulha de combate; Tipos de patrulhas de combate; Exercícios Operacionais em áreas rurais; Exercícios Operacionais em áreas urbanas, dentre outros.
O comandante do 15º BPM, finalizou destacando a importância das instruções. “A formação continuada ainda é a nossa melhor arma, pois o que nos diferencia da criminalidade é a ciência e técnica”. Disse o o Major PM Berredo.