TRANSFERÊNCIA DO PIX ESTÁ LIMITADA EM R$ 1 MIL ENTRE 20H E 6H

Comentários 0

O limite de R$ 1 mil nas transferências entre 20h e 6h realizadas por meio do Pix entrou em vigor a zero hora desta segunda-feira (4). A medida é a primeira a começar a valer de um pacote de ações aprovadas pelo Banco Central (BC), para prevenção de fraudes na prestação de serviços de pagamento. As demais mudanças do Pix passam a vigorar em 16 de novembro.

As regras para aumentar a segurança dos serviços de pagamento vêm após o crescimento de roubos de celular e de sequestros-relâmpagos. O limite de transferências noturnas poderá ser alterado a pedido do cliente, formalizado nos canais de atendimento eletrônicos, porém a instituição deverá estabelecer prazo mínimo de 24 horas para a efetivação do aumento.

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) afirma que os usuários dos serviços de pagamento já podem solicitar ajuste nos limites de transferência para adequar às suas necessidades. “Para isso, basta verificar e configurar em seu aplicativo bancário no celular ou no internet banking o limite disponível para suas transações e pagamentos e escolher os valores mais adequados para suas transações financeiras do dia a dia”, orienta.

Segundo a instituição, os bancos iniciaram a preparação para adotar os procedimentos e controles nos serviços de pagamentos. “Essas medidas são fruto do debate constante com a autoridade monetária para aprimoramentos das regulações dos meios de pagamento. Medidas adicionais de segurança podem e serão sugeridas ao BC caso sejam necessárias”, avalia a federação.

Deixe uma resposta