MAIS DE 40 CASOS DE MALÁRIA SÃO REGISTRADOS NO MARANHÃO

Comentários 0

Um total de 48 casos de malária foram registrados, até o momento, na cidade de Rosário. Entre os 48 casos notificados, dois são de crianças, uma de oito meses e uma de dois anos.

Um total de 48 casos de malária foram registrados, até o momento, na cidade de Rosário, a 75 km de São Luís, segundo informações da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Segundo a SES, os 48 casos de malária foram registrados nos povoados de Juçaral e Providência, situados na zona rural da cidade de Rosário. O primeiro registro foi notificado no último dia 30 de dezembro de 2022, em Juçaral.

Entre os 48 casos notificados, dois são de crianças, uma de oito meses e uma de dois anos. Um dos casos, também, é uma idosa de 94 anos. Até o momento, nenhum caso necessitou de internação.

O Governo do Estado está reforçando as ações de educação em saúde, em parceria com as Secretarias Municipal de Saúde, Educação e Assistência Social da cidade de Rosário, para orientação do que é a malária, sintomas e como se prevenir da doença.

Sintomas

Os sintomas da malária são febre alta, calafrios, tremores, sudorese e dor de cabeça (que podem ocorrer de forma cíclica). Há pessoas que, antes de apresentarem tais manifestações, sentem náuseas, vômitos, cansaço e falta de apetite.

Transmissão e prevenção

A malária é transmitida por meio da picada de fêmeas do mosquito Anopheles infectadas pelo protozoário Plasmodium. O período de incubação da malária varia de acordo com a espécie de plasmódio.

A malária não pode ser transmitida pela água. Entre as principais medidas de prevenção individual da malária estão o uso de mosquiteiros, roupas que protejam pernas e braços, telas em portas e janelas e uso de repelentes. (G1MA).

Deixe uma resposta