A POLÍCIA MILITAR EM BACABAL (15º BPM) PARTICIPAM RECEBE COMPUTADOR E PARTICIPA DE TREINAMENTO PARA O USO DO APLICATIVO já “SALVE MARIA”

Comentários 0
O 15º Batalhão de Polícia Militar, sediado em de Bacabal (CPAI/1), recebeu nessa segunda-feira (16) um computador e o treinamento de utilização do aplicativo “Salve Maria” para os policiais militares que fazem parte do policiamento específico. As instruções foram repassadas pelos policiais Joseph Silva (PM)  e Jonathan Ferreira (PC) e contou ainda com a participação do Major Berredo, comandante do BPM e demais Oficiais. O objetivo foi qualificar os policiais militares para o uso adequado do aplicativo para o atendimento às vítimas de violência doméstica dentro do Estado do Maranhão, onde a mulher após fazer o seu cadastro e ao se sentir ameaçada em sua integridade física ou moral pode acionar as forças de segurança com um clique. As informações serão enviadas para uma equipe de plantão, que fará o atendimento no local.
Qualquer mulher que já sofreu ou que se sinta na iminência de sofrer violência doméstica, pode utilizar o aplicativo, de acordo com a Lei Federal nº 11.340/2006 e a Portaria nº 669, de 12 de agosto de 2020.
Como usar o aplicativo: o primeiro passo é baixar o aplicativo na PlayStore. Após o download, a mulher preenche um cadastro e está apta a utilizar as funções do app. O aplicativo também dispõe de um botão de emergência, que com apenas um clique, a vítima aciona as forças de segurança que irão até o local do acionamento. A mulher pode ainda, pelo aplicativo SALVE MARIA MARANHÃO, efetuar denúncias de violência doméstica.
Outra nova ferramenta é a possibilidade que mulheres vítimas ou terceiros que tenham conhecimento de algum caso de violência doméstica, realizem denúncias desse tipo de crime. Para que isso ocorra, a pessoa precisa realizar um relato do fato com imagens, se possível. Essas informações serão armazenadas de forma totalmente segura e sigilosa no aplicativo, sendo enviadas ao Disque Denúncia, que encaminhará aos órgãos competentes.
“Nós acreditamos que o aplicativo é importante porque dá condições para que a polícia atenda as mulheres em situação de violência de forma mais rápida para salvaguardá-las. O Salve Maria Maranhão é um mecanismo extremamente eficaz e que com certeza vai fortalecer ainda mais as ações de combate que estão sendo desempenhadas pela Secretaria de Segurança Pública e o comando da PMMA”,  disse o Major PM Berredo.

Deixe uma resposta