15º BPM DE BACABAL COMEMORA O 1º ANO DE IMPLANTAÇÃO DA PATRULHA MARIA DA PENHA

Comentários 0

Aconteceu na manhã desta quarta-feira (30), no quartel do 15º BPM de Bacabal, o primeiro aniversário de implantação da Patrulha Maria da Penha, no âmbito do 15º BPM. A cerimônia contou com as presenças do Coronel PM Túlio, comandante do Policiamento de Área do Interior 1 (CPAI/1); Major PM Berredo, comandante do 15º BPM de Bacabal; Tenente PM Soraya, comandante da Patrulha Maria da Penha; Dr. Égiton, delegado Regional de Polícia Civil; Dra. Maria Vilne,  delegada Especial da Mulher; Senhora Marina, secretária Municipal da Mulher de Bacabal; Dr. Gilberto, vice-presidente da Subseção da OAB/Bacabal; Dra. Laís, vice-presidente da Comissão de Mulheres da OAB; Dra. Luana Lustosa, conselheira da Mulheres; Dra. Geovana, presidente da Comissão Jovem das Mulheres da OAB; senhora Eva, assessora do deputado Estadual Roberto Costa,  integrantes da patrulha Maria da Penha, demais Oficiais, Praças, convidados e a imprensa.

 A implantação da Patrulha Maria da Penha aconteceu no mês de agosto de 2022, desde então, o município de Bacabal e regiões circunvizinhas, conta  com um grupamento da Polícia Militar – 15º BPM, que atua especificamente no acompanhamento humanizado e acolhimento das mulheres em situação de vulnerabilidade, vítimas de violência doméstica e familiar, com Medidas Protetivas de Urgência. Atuação esta que dar-se-á de forma integrada, com os parceiros(as) da Rede de Atendimento à Mulher da localidade – Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, Delegacia, CRAM, CREAS, órgãos municipais, instituições e sociedade civil, resguardando a integridade das mulheres. A Patrulha Maria da Penha foi instituída no Estado do Maranhão, através do Decreto 31.763, de 20 de maio de 2016.

Desde a sua implantação o índice de ocorrências contra as mulheres tem caído significativamente, com ações da Patrulha maria da Penha, que tem fiscalizado as medidas protetivas, acompanhado as vítimas, dando a estas o suporte da sensação de segurança, instruindo-as a como se portar diante de ameaças, que atitudes tomar e onde pedir ajuda.

Algumas autoridades fizeram o uso da palavra, dentre as quais o Coronel PM Túlio, o Major PM Berredo, a Tenente PM Soraia, a delegada da Mulher, Dra. Maria Vilne, o delegado Regional de Polícia Civil, onde todos foram unânimes em afirmar a importância da Patrulha Maria da Penha para Bacabal e região, bem como da interação entre todos os órgãos de segurança e amparo às mulheres em situação de vulnerabilidade, para que este projeto continue dando certo, no acolhimento a mulheres que realmente necessitam deste apoio das autoridades constituídas.

Deixe uma resposta